
Instruções de Coleta
COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES, TRIGLICERÍDEOS:
Jejum obrigatório de 12 horas, devendo se evitar: ingestão de álcool 72 horas antes da coleta e atividade física vigorosa 24 horas antes da coleta.
GLICOSE: Adulto: Jejum obrigatório de 8 horas.
Criança: Jejum obrigatório de 6 horas ou conforme orientação médica DOSAGEM DE HORMÔNIOS: Repouso de 30 minutos para quem fez exercício físico ou conforme orientação médica. LH, FSH e PROLACTINA: Informar a data da última menstruação.
PSA LIVRE E TOTAL: Devem ser evitados antes do exame: Manter relações sexuais (ejaculaç ão): 02 dias. Exercício de bicicleta/motocicleta/equitação: 02 dias. Cistoscopia: 05 dias. Ultrassom transretal: 07 dias. Colonoscopia/ Retossigmoidoscopia: 15 dias.
Biopsia de próstata: 01 mês. Massagem de próstata: 01 mês.
NOTA: PARA OS DEMAIS EXAMES RECOMENDA ENTRAR EM CONTATO COM O LABORATORIO BIOANÁLISES.
URINA ROTINA (EAS)/UROCULTURA:
É aconselhável fazer a coleta antes do uso de antimicrobianos. Proceder a higiene das mãos e da região genital com água e sabão e depois enxaguar e secar com toalha limpa, não usar anti-séptico;
Coleta
Só abrir o frasco no momento da coleta;
Desprezar o 1o jato de urina; coletar a porção média de urina (20–50mL) no frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é despejado no vaso sanitário ou bidê; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa;
Após a coleta, a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não seja possível, guardá-la no refrigerador por até 1 hora até chegada ao laboratório.
Para crianças pequenas (coleta com saco coletor):
é sempre preferível coletar no laboratório com cuidados especiais, usando saco coletor. Coletar a urina antes do uso de antimicrobianos. Proceder a higiene das mãos e da região genital com água e sabão e depois enxaguar e secar com toalha limpa, não usar anti-séptico;
Coleta
retirar o papel que recobre a parte adesiva do saco coletor;
fixar o orifício do saco coletor à região genital em torno da uretra;
aguardar que a criança urine;
se a criança não urinar em um período de 30 minutos, repetir a higiene e trocar o saco coletor. Assim que a criança urinar, retirar o saco coletor e fechá-lo colando as bordas do orifício. Tomar cuidado para não tocar na parte interna do coletor. Verificar se está bem
vedado;
após a coleta, a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não seja possível, guardá-la no refrigerador por até 1 hora até chegada ao laboratório.
URINADE 24 HORAS
Os volumes deverão ser coletados rigorosamente, sem nenhuma perda de material. Evitar coletas nos finais de semana, para que não haja alterações provocadas pelas mudanças de hábitos dos finais de semana (Ex. dieta, exercício físico, stress, etc).
O material não deve ser coletado durante episódios de cólica (aguardar 10 dias) ou em uso de medicamentos que causem interferência nos exames. Relacionar o uso de medicamentos em caso da impossibilidade de suspensão.
Deve-se realizar a higiene íntima antes de cada coleta.
Sempre que possível, deve-se evitar a coleta de urina durante o período menstrual e nos dias imediatamente anterior e posterior, com objetivo de se reduzir eventuais contaminações por fluídos genitais.
Urinas em frasco adquirido no laboratório ou em garrafa de água mineral
Não usar recipientes de refrigerantes, medicamentos, etc., pois poderá ocasionar contaminação da urina.
Coleta
desprezar a 1a urina da manhã, esvaziando completamente a bexiga;
marcar o horário em que desprezou a 1a urina da manhã;
a partir deste horário coletar as urinas em frasco adquirido no laboratório ou em garrafa de água mineral, todas as urinas do decorrer do dia e da noite sem desprezar nenhum jato;
continuar coletando a urina no frasco até o dia seguinte à mesma hora em que desprezou a 1a urina da manhã do dia anterior;
o frasco com as micções deve ser conservado na geladeira o tempo todo. Após a última micção levar o mais rápido possível para o Laboratório.
Observação – Caso esqueça de colher alguma micção, iniciar novamente a coleta no dia seguinte.
PARASITOLÓGICO COMUM EPF /PARATEST: Uso de laxativos somente no caso de solicitação médica.
Coleta
colher as fezes em frasco apropriado;
colocar no frasco, comprado na farmácia ou fornecido pelo Laboratório, uma pequena quantidade de fezes (02 pazinhas);
coletar as fezes em penico ou bacia, com o cuidado de não misturar com a urina (urinar fora);
caso o cliente que tenha hábito de evacuar à tarde ou à noite, o frasco deve ser embrulhado em papel e conservado na geladeira até a hora de entrega ao laboratório, no dia seguinte.
EXAME PARASITOLÓGICO – MIF/ PARATEST
O cliente deve coletar no frasco com conservante, fornecido pelo Laboratório, uma pequena quantidade de fezes (01 pazinha) a cada dia, durante 3 dias consecutivos ou alternados;
Manter o frasco em temperatura ambiente;
O paciente deve estar em abstinência sexual de 3 a 5 dias. (Para fertilidade)
Abstinências sexual não obrigatória para controle de vasectomia.
Coleta
lavar o pênis e as próprias mãos com água e sabão;
colher o esperma em um frasco apropriado por meio de masturbação sem que haja perda do mesmo;
não colher em preservativos, não usar lubrificantes e não colher através de coito interrompido.
Observação: A coleta de esperma poderá ser feita em casa, contanto que o material chegue ao laboratório no máximo de 30 minutos após ejaculação.
A coleta deve ser feita, preferencialmente, pela manhã, hora em que frequentemente o material é mais abundante.
Coleta
Colher escarro e não saliva, através de tosse forçada ou espontânea para obter-se um resultado útil;
colher o material antes da ingestão de alimentos sólidos ou líquidos, em pacientes com expectoração escassa recomenda-se o aumento da ingestão líquida no dia anterior ao exame;
Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente.
Inspirar profundamente algumas vezes e recolher o escarro diretamente em frasco estéril preferentemente de boca larga. Tampar o frasco imediatamente.
Observação: O material deve ser entregue no laboratório logo após a coleta.




